sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DEIXE SUA MARCA

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA BOA MARCA



A marca representa a empresa visualmente, e através das cores e do design transmite a personalidade e benefícios do produto. São utilizadas desde antes da Revolução Industrial, e nas oficinas medievais, o artífice colocava o seu sinal nos produtos como ouro, prata e tecidos.

Atualmente vivemos sob domínio de signos, e neste contexto a marca de uma empresa ou produto é a síntese de seus valores; mais do que um cartão de visitas a marca é um elemento intemporal já que remete com mesmo poder ao passado, presente e futuro da empresa.

Toda empresa precisa ter sua marca bem definida e saber o que ela transmite, pois os clientes têm pressa na satisfação de seus desejos, o que implica informá-los de maneira correta, rápida e objetiva.

Visando a busca da definição da marca, a Unilever criou uma nova logomarca, com mais de 25 ícones, que representam os valores da empresa: vitalidade, autoestima, ética e respeito ao meio ambiente. Essa construção permitiu unificar produtos tão diversos, como o Omo e Kibon, e como resultado a empresa observou que essa solidificação gerou maior credibilidade aos seus produtos.

A Benetton Comunicação sabe bem o poder que a marca possui, sabe que uma logomarca precisa, antes de qualquer coisa, de um objetivo. Estabelecido o objetivo começa-se um estudo de semiótica, onde cores, personagens, ilustrações, textos, slogans, chamadas, perspectiva, iluminação e outros infindáveis quesitos são pesquisados e escolhidos.

Criar o logotipo da Benetton não foi uma tarefa fácil, muito se pensou sobre o que a marca deveria representar, e então chegou-se à conclusão que queria-se algo criativo e passasse a visão de uma agência que consegue ir além das expectativas, que tem visão, portanto a simbologia do círculo aberto no meio, para mostrar que a Benetton é diferente.

Para fazer um trabalho de construção de marca para o cliente é preciso que ele saiba bem quem é, e aonde quer chegar. Uma empresa de terceirização de mão de obra para a área de logística, a Multi-Parceria tinha isso bem definido e procurou a Benetton Comunicação para ajudá-los a encontrar a nova cara da empresa. Para isso uma nova logomarca foi criada, e nela fica visível que a intensão da empresa é ficar com uma cara mais moderna, mas sem perder a sua essência. Após os estudos, chegou-se a concepção gráfica de uma nova marca, que a forma circular aberta, com os extremos do círculo que se fecham no nome da empresa, faz a alusão aos seus princípios de proteger e acolher pessoas.

Uma boa marca representa por si só a empresa. E ter bons profissionais trabalhando para sua criação, evita equívocos e faz do nome Benetton uma marca de sucesso.

Veja o vídeo sobre Marcas que ganhou o Oscar de Animação em 2010:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...