segunda-feira, 28 de março de 2011

FLASH MOB MARKETING


Você já viu um pessoal se reunindo do nada para fazer uma dança? E o que você pensou que era? Um bando de malucos? Não, eles estavam fazendo um Flash Mob.

Segundo o Wikipédia, Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram.

Normalmente os eventos são organizados através de e-mail e redes sociais, e quase sempre acabam gerando vídeos que costumam bombar no Youtube. Por isso muitas empresas estão encontrando nos Flash Mobs uma oportunidade de aparecer gastando muito pouco.

A Brastemp conseguiu mobilizar a cidade de São Paulo transmitindo simultaneamente, em 11 rádios da cidade, uma mensagem convidando quem estava no trânsito a sorrir para o motorista ao lado. Sem gastos astronômicos a Brastemp conseguiu que sua marca fosse citada em diversas matérias, no país todo, e ainda arrancou muitos elogios pela iniciativa.

As empresas aéreas Azul e TAP resolveram homenagear o Rio de Janeiro com ações que envolveram Flash Mobs. E enquanto os bailarinos faziam as apresentações, muitos passageiros estavam filmando em seus celulares a ação, que foi vista e comentada inúmeras vezes.

Aos poucos o que era um ato espontâneo cultural, está virando puro marketing, o que não é nada ruim, pois quem ganha são os expectadores que se divertem e saem da rotina com as apresentações. Mas nem sempre o resultado é positivo.

O Carrefour comemorou 35 anos de Brasil com um Flash Mob na unidade Marginal Pinheiros em São Paulo. Acontece que muita gente não gostou, alegando que o figurino era ruim, e que a ação foi feita sem qualquer cuidado na execução. 

Promocional ou não, os Flash Mobs são mais que um monte de gente fazendo algo semelhante, é algo que demonstra que as pessoas são capazes de se unir, basta dar um incentivo a elas.






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